sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

TOMOGRAFIA DE TÓRAX - SINDROME DE SJOGREN

TOMOGRAFIA DE TÓRAX - SINDROME DE SJOGREN


Todos os exames, independente do método, precisam ser realizados de forma direcionada, respondendo ás necessidades do médico solicitante.

A Sindrome de Sjogren é uma doença sistêmica, crônica, afetando mais comumente as mulheres (9:1) e de provável origem autoimune. Afeta principalmente as glândulas salivares e lacrimais levando ao clássico quadro de olhos secos (xeroftalmia) e boca seca (xerostomia). É comum a sua associação com doenças autoimunes como artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica progressiva, esclerodermia, doença de Graves, dentre outras.

Nessa síndrome, as manifestações pulmonares são relativamente comuns e incluem: pneumonia linfocítica intersticial, pneumonia intersticial usual e pneumonia criptogênica organizada.

Assim, se o exame solicitado for uma tomografia de tórax e, no pedido médico ou no histórico do(a) paciente, houver uma referência a respeito da Sindrome de Sjogren , o protocolo de exame deve contemplar, sempre, os cortes de alta resolução. Esses cortes servem para demonstrar, de forma mais detalhada, a anatomia pulmonar, em especial do seu interstício que, como descrito acima, pode estar acometido nessa doença.

Entendem-se como cortes de alta resolução, aqueles obtidos com espessura de no máximo 1,5 mm (geralmente abaixo de 1,0mm). São utilizados, na maioria das vezes, “filtros” e “janelas” diferentes daqueles protocolados para estudos com cortes mais espessos e que devem ser ajustados para cada equipamento. Na maioria das vezes, é necessário adicionar aos cortes inspiratórios, alguns cortes realizados em expiração máxima.

Untitled1

Figura: Tomografia computadorizada de tórax com técnica de alta resolução em paciente com Síndrome de Sjogren e pneumonia intersticial linfocítica. As setas indicam nódulos, espessamentos intersticiais e os cistos de paredes finas. Radiographics. 2002;22:S151-S165

Nenhum comentário:

Postar um comentário