sábado, 14 de fevereiro de 2009

Artefato de desvio químico

Artefato de desvio químico


O artefato de desvio químico acontece quando os prótons na gordura serem mapeados erroneamente em relação à protons na água.
Devido ao fato de que a diferença na frequência de precessão entre prótons na água e na gordura ser muito pequena, o sinal de diferentes estruturas químicas pode ocupar diferentes posições na imagem, mesmo que os sinais se originem de uma mesma posição no espaço. Isto é conhecido como desvio químico.
Ele se manifesta com áreas de alto sinal onde a água e a gordura se sobrepõem, e áres de baixo sinal onde os prótons na gordura e na água se separam.
Pode ocorrer nos platôs vertebrais, gordura epidural, ligamento amarelo, tumores gordurosos e em estruturas que contenham líquido circundado por gordura (cistos).
Este artefato é mais evidente em aparelhos de alto campo magnético.

As possíveis soluções são: Mudar a direção da fase, usar supressão de gordura e/ou aumentar a largura de banda de radiofrequência.

desvio quim 2

Figura: Artefato de desvio químico: Imagem axial de RM de coxa. Repare na interface entre o músculo e a gordura subcutânea. Na coxa esquerda, em sua face interna, observa-se interface músculo-gordura com hipersinal (seta branca). Já na face externa (lateral) observa-se interface músculo-gordura com baixo sinal (seta preta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário