sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Hérnia de Parede Abdominal

Hérnia de Parede Abdominal

É definida como protrusão de conteúdo abdominal (órgãos, vísceras e/ou gorduras) para o interior da parede através do local de fraqueza muscular.
Esta fraqueza pode ser natural ou adquirida.
Como herniações adquiridas podemos citar a hérnia no local de fibrose e fraqueza pós manipulação cirúrgica. São as chamadas hérnias incisionais.
Os exemplos mais comuns de hérnias nos pontos naturais de fraqueza da parede são as hérnias umbilicais, inguinais e algumas outras que aparecem na região lombar.
Quando os médicos solicitam Tomografia Computadorizada (TC) ou Ressonância Magnética (RM) de abdome e/ou pelve para avaliação de hérnias, a meta do técnico ou biomédico que adquirem as imagens é demonstrar esta protrusão, do conteúdo intracavitário, para o interior da parede.
Esta demonstração é facilitada se colocarmos um marcador para orientar a programação dos cortes que devem ser realizados em repouso e com as manobras para aumento da pressão intra-abdominal (Valsalva). Não se faz necessário o uso de contrastes, nem oral nem endovenoso. Isso vale tanto para RM como para TC.
Cortes de 5mm de espessura são suficientes para o diagnóstico. No caso da RM, devemos optar por sequências rápidas como as em “Single Shot” que podem ser adquiridas em uma única apnéia.
O importante é programar os cortes em, pelo menos, dois planos ortogonais á direção da hérnia.

Se a suspeita for para hérnia inguinal, a programação deve ser o seguinte:

Imagem29Imagem30
Programação dos cortes no plano sagital obliquo.

Imagem31
Programação dos cortes no plano axial.


Se a suspeita for para hérnia umbilical, a programação deve ser o seguinte:

Imagem35Imagem34
Programação dos cortes no plano sagital .

Imagem21
Programação dos cortes no plano axial .


Nenhum comentário:

Postar um comentário