quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Dicas de posicionamento: RM do Ombro

Posicionamento:

Paciente em decúbito dorsal, membro superior alinhado junto ao tronco, com rotação externa do braço. A rotação externa melhora a visibilização do lábio glenoidal, tendão da cabeça longa do bíceps e do manguito rotador.

Para se obter uma rotação externa razoável, a palma da mão deve estar apontando para cima. Caso o paciente sinta muito desconforto nesta posição, pode-se deixar a palma da mão encostada na coxa.

Deve-se evitar posicionamento em rotação interna. A rotação interna só é desejável em duas situações: 1. suspeita de impacto coracóide ou para avaliação de lesões da porção anterior do lábio glenoidal (como sequência adicional à com rotação externa.

O ombro deve ser colocado o mais próximo do centro possível para evitar que haja dificuldade de supressão do sinal da gordura por não homogeneidade do campo magnético.

É útil usar pesos e tiras para preender o braço, com o objetivo de diminuir artefatos de movimento. Os pesos podem ser de 0,5 a 1 kg, e devem ser colocados sobre o antebraço/mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário