quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Artefatos por erro de protocolo

Artefatos por erro de protocolo


Os artefatos por erro de protocolo são: saturação, dobra, interferência de radiofrequência, shading e volume parcial.


Artefato de saturação


A saturação causa perda de sinal devido à sobreposição de cortes.
Quando imagens com diferentes obliquidades são feitas simultaneamente, certas porções de tecido vão ser excitadas simultaneamente, fazendo com que a porção de tecido sobreposta seja saturada, e com isso emita um sinal muito baixo.
São mais comumente observados em RM de coluna lombar.
As soluções são evitar a sobreposição dos cortes diminuindo a angulação entre os mesmos, e ativar uma função específica no aparelho que tem como função evitar este tipo de artefato.


Artefato de dobra (fold over ou wrap around)


Neste tipo de artefato, a anatomia fora do FOV (na direção da fase de codificação) é superimposta dentro do FOV. Esta área anatômica não incluída é dobrada para dentro do FOV, no lado oposto da imagem.

Dobra 1

As possíveis soluções são: mudar a direção de fase, aumentar o oversampling ou aumentar o FOV, sendo esta última opção a menos adequada.


Artefato de interferência de radiofrequência


As radiações eletromagnéticas externas podem induzir interferência na gravação ou no processamento das imagens, produzindo artefatos de interferência de RF, caracterizados por linhas paralelas curtas.
A maioria dos artefatos é vista como uma banda perpendicular à direção da frequencia de codificação.

Fontes de interferência:

Lâmpadas fluorescentes
Transmissão de rádio e TV
Descargas estáticas
Motores elétricos

Comumente estes artefatos ocorrem porque a porta da RM está aberta ou não está fechada de forma adequada, o que permite a entrada de RF externa.
Para evitar este tipo de artefato deve-se checar e consertar a fonte de interferência.


Artefato shading


Este tipo de artefato se caracteriza por perda progressiva de sinal de estruturas localizadas distantes das bobinas de superfície.
Estes artefatos ocorrem porque a intensidade de sinal de cada voxel de tecido é proporcional à força da RF naquele local.
Estes artefatos são prevenidos através do uso de uma bobina de superfície maior ou uma bobina que se “fecha”.

shading 2



Artefato de volume parcial


Este tipo de artefato ocorre quando os voxels são relativamente grandes em relação ao tamnho da estrutura analisada.
As soluções para este tipo de artefato são: Reduzir o FOV e/ou reduzir a espessura de corte.


volume parc 2

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