quarta-feira, 9 de junho de 2010

Marcador de superfície na RM I

Em diversas situações, o uso de um marcador de superfície torna-se desejável.
Particularmente nos exames de músculo-esquelético, o marcador deve ser utilizado em casos de queixa localizada ou de “caroços” referidos pelos pacientes.

marcador 2010 06 09
Imagem axial T2FS de punho. Seta verde: Exemplo de marcador de superfície.

Este marcador pode ajudar em diversas situações:

1. Ajuda o radiologista a “encontrar” o local da queixa ou “caroços” referidos.
2. Mesmo nos casos onde não se encontra nenhuma alteração, a presença do marcador dá mais confiança ao radiologista, em dizer que realmente não se encontrou alteração que justifique a queixa do paciente.
3. Em casos onde há várias alterações, a presença do marcador ajuda a dizer qual dessas alterações responde pela queixa.
4. O marcador ajuda a indicar o local onde o exame deve ser feito. Ex: RM de coxa com suspeita de “caroço” na parte distal e posterior da mesma. Nesse caso, em vez de fazer um exame da coxa inteira, podemos fazer um estudo direcionado para a porção distal da coxa, com um menor campo de visão e com maior resolução de imagem.


marcador 2 2010 06 09
Imagem axial T2FS de punho. Exemplo de utilidade do marcador de superfície: A seta verde indica o marcador. A seta vermelha indica a presença de um cisto neste local. Isso ajuda o radiologista a identificar mais rapidamente a alteração, e dá confiança ao mesmo, em dizer que este cisto corresponde à queixa do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário